Você anda trabalhando de casa ou morando no trabalho?

Um dos grandes problemas do home office em tempos de isolamento social é a dificuldade que as pessoas encontram em quebrar suas rotinas com atividades que as ajudem a se distanciar dos problemas do trabalho. Esse estado de concentração constante traz desgaste mental e, consequentemente, queda na produtividade.

Um grande desafio aqui é encontrar equilíbrio no tênue limiar dos conceitos de gastar e economizar tempo. Isso porque essa é uma equação que deve servir para também equalizar os âmbitos profissional e pessoal. Recentemente, a Harvard Business Review publicou um artigo falando sobre “Como poupar tempo (de verdade) quando você está trabalhando de casa” e nós decidimos trazer esse conteúdo aqui para o blog.

POUPANDO TEMPO VS. GASTANDO TEMPO

Quando as pessoas tinham acesso a espaço livre para lazer, elas frequentemente  gastavam com o chamado lazer passivo (assistir TV ou navegar nas redes sociais). Hoje, com excesso desse tipo de atividade, fica mais evidente o quanto o prazer ativo faz falta. Esse estudo de Harvard sugere o quanto o chamado lazer passivo, em algum nível, é bom para relaxar e o ativo, bom para a manutenção da felicidade.

  • Crie sua própria transição para o trabalho: Para muitos de nós, estar com os colegas de trabalho é o que nos ajudava a virar a chave da vida pessoal para o trabalho. Mas, essa pesquisa mostra que a média desejada de interação é de 16 minutos, então enquanto você estiver trabalhando remotamente, procure preencher esse espaço de tempo com alguma atividade que sirva como transição para o “modo de trabalho”.
  • Tenha seus Feierabend: No alemão, Feierabend significa “fim do expediente”, momento em que viramos a chave da “missão cumprida”. Quando estamos no escritório, podemos sair para comer ou beber com colegas, encontrar amigos ou mesmo ir pra casa. Incluindo momentos assim na sua rotina você não só delimita melhor seu horário de trabalho como também encontra um momento para celebrar as vitórias do dia ou da semana.
  • Defina prioridades de cada dia: Não dá para salvar o mundo em um dia e, embora a gente saiba disso, ao trabalhar de casa há sempre uma tendência a “só mais um e-mail”, que acaba prolongando o horário dedicado ao trabalho por longas horas. Defina o que é prioridade em cada dia e trabalhe em cima dessa lista.
  • Bloqueie sua agenda com momentos de qualidade: A carga de reuniões parece ter aumentado? Proteja a sua agenda com espaços para focar. Uma dica legal de ferramenta para quem usa o Google Agenda é o Clockwise, que remaneja alguns compromissos sempre que a inteligência artificial perceber que os participantes poderiam usufruir de mais tempo de foco com a mudança.
  • Vida social no distanciamento social: Ainda que alguns de nós sejamos menos extrovertidos que outros, somos todos seres sociais e algum tipo de interação é vital para nosso bem-estar. Encontre momentos de troca com outras pessoas que não seja em reuniões.
  • Faça experimentos de gestão do tempo: Melhor do que uma extensa lista de dicas sobre como fazer manutenção do tempo é fazer experimentos sobre a sua própria rotina. Teste e aprenda com você mesmo sobre como tornar esse momento mais proveitoso!

 

Photo by Thought Catalog on Unsplash

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