Clima Organizacional

Conheça a pesquisa
que analisa as experiências
dos colaboradores
com seus ambientes
de trabalho

FIA Employee Experience 2021

Seja bem-vindo!

A equipe ATMOSFERA FIA desenvolveu sua nova pesquisa FIA Employee Experience para analisar as experiências dos colaboradores com seus ambientes de trabalho, seus líderes e as práticas de gestão de pessoas das organizações brasileiras.

Todas as informações para participar desta inovadora iniciativa você encontrará nesta página.

  • As inscrições ocorrerão entre 01 de fevereiro e 15 de junho de 2021. Acesse o hotsite da pesquisa para maiores informações e inscrever sua empresa.
  • As empresas terão, impreterivelmente, até 30 de junho de 2021 para finalizar os questionários.

No processamento final dos resultados as empresas serão divididas em três categorias de acordo com os números de funcionários:

  • Até 300 funcionários;
  • De 301 a 1500 funcionários;
  • Acima de 1500 funcionários.

As premiações ocorrerão separadamente de acordo com cada categoria.

Para entender a metodologia utilizada na pesquisa leia as instruções desse site e entre em contato se tiver quaisquer dúvidas.

Aproveite também para baixar o Laudo Técnico da pesquisa.

CRONOGRAMA
As inscrições começam em 01 de fevereiro e vão até 15 de junho de 2021. As empresas têm até o dia 30 de junho para cumprir todas as etapas da pesquisa.

Data de início das inscrições: 01 de fevereiro

Data de término das inscrições: 15 de junho

Data de término para coleta dos dados: 30 de junho

Liberação dos resultados de clima organizacional: a partir de abril

Auditoria das empresas: julho

Premiação: agosto/setembro

PREENCHIMENTO DOS QUESTIONÁRIOS
Todos os funcionários devem ser convidados para responder a um questionário sobre o clima organizacional da empresa. Participam da pesquisa os funcionários CLTs, estagiários e associados. Não participam terceiros e jovens aprendizes.
O responsável pelo RH preenche outro questionário, no qual assinala as práticas de gestão de pessoas.

PRÉ-CLASSIFICAÇÃO
Os questionários são processados pelo sistema da pesquisa e são definidas as empresas pré-classificadas. Para ser pré-classificada, a empresa precisa:

• ter um número mínimo de questionários respondidos pelos funcionários (esse número, chamado de amostra mínima, varia de acordo com o total de empregados);

• ter nota mínima de 25 pontos no índice de Gestão de Pessoas (i-GP);

• atingir mais de 70 pontos no índice de Clima Organizacional (i-CO) dos funcionários.

Após esta análise inicial é feito o ranqueamento das empresas com o índice FIA Employee Experience (i-FEEx) parcial. A FIA determinará posteriormente o número de empresas que serão auditadas na segunda fase em cada uma das categorias de empresas (Até 300 funcionários; de 301 a 1500 funcionários; Acima de 1500 funcionários).

Após a definição da lista das pré-classificadas todas as empresas serão comunicadas deste resultado preliminar. As empresas que avançarem à segunda etapa receberão contato do especialista FIA que apresentará os detalhes da auditoria.

Todas as empresas começam a receber a partir deste momento o acesso aos resultados da pesquisa de clima organizacional aplicada aos funcionários.
Empresas que desejarem adquirir o detalhamento dos resultados de clima poderão encerrar a coleta dos funcionários e receber os resultados de clima a partir do mês de abril.

AUDITORIA
Após o término da coleta de dados os especialistas FIA vão se reunir com os profissionais de RH. A auditoria compõe a nota de práticas da empresa e pode eliminar a empresa se forem detectados fatos que contrariem os dados obtidos no questionário da empresa ou se for verificado que a empresa não cumpriu todas as regras estabelecidas.

PROCESSAMENTO FINAL
Após as auditorias, a equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA) faz as análises finais e define a lista FIA Employee Experience.

PREMIAÇÕES
A divulgação das empresas premiadas será feita em evento promovido pela FIA e pelo UOL. A lista será divulgada no site da FIA e em nossas redes sociais, além de outras mídias especializadas.

As premiações serão divididas em três categorias de acordo com os números de funcionários das empresas:
• Até 300 funcionários;
• De 301 a 1500 funcionários;
• Acima de 1500 funcionários.

Poderão ser premiadas ainda empresas que se destaquem em temas específicos de gestão de pessoas e em outros recortes da base de dados analisados pela equipe ATMOSFERA FIA.

PLATAFORMA ATMOSFERA
As empresas que participarem da pesquisa terão, gratuitamente, o acesso básico a nossa plataforma de resultados ATMOSFERA, um sistema de benchmark preparado pela equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA) com todas as métricas de cada companhia em relação às médias das empresas de referência. Esse acesso é disponível para as empresas que completam todas as etapas das pesquisas, independentemente da classificação, e é disponibilizado para a área de RH antes da premiação final. As empresas poderão também adquirir o detalhamento dos resultados da pesquisa, como o acesso aos resultados por áreas internas ou cargos da organização. Para isto entrem em contato com a equipe ATMOSFERA FIA.
Empresas participantes de pesquisas anteriores poderão acessar seus dados históricos e efetuar a análise de sua evolução em clima organizacional.

Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.
Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.
Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.