15 set 20

Por que grandes líderes inspiram segurança

Photo by Jehyun Sung on Unsplash

“Ditadores montam em tigres dos quais eles não têm coragem de desmontar. E os tigres estão ficando com fome.” Winston Churchill, ex-primeiro-ministro do Reino Unido

A liderança pelo medo parece ter finalmente ficado para trás, ao menos conceitualmente, para que a liderança pela inspiração ganhasse espaço nas organizações nos dias de hoje. Mas, o que significa essa liderança que gera conforto e por que ela inspira as pessoas?

Em seu TED Talk “Why Good Leaders Make You Feel Safe”  — “Por que bons líderes te fazem se sentir seguro”, em português)  —, Simon Sinek diz que tudo começa com o ambiente que criamos. Em seus estudos, ele teve a oportunidade de perguntar a alguns heróis de guerra por que eles fizeram o que fizeram e as respostas foram: “porque eu sei que fariam o mesmo por mim.”. 

Reciprocidade e cooperação são essenciais para esse ambiente seguro do clima organizacional produtivo. Simon lembra também que no meio militar, as pessoas ganham incentivos por se sacrificarem pelos outros para que os outros possam ganhar, enquanto que nos negócios damos incentivos para as pessoas sacrificarem outras pessoas para que nós possamos ganhar. O “problema” é que essas coisas são sentimentos e não estruturas e precisam ser cultivadas para existirem. 

O palestrante relata um evento pelo qual muitos de nós já passamos: ele estava prestes a embarcar quando um homem se dirigiu ao portão de embarque antes do número do assento dele ser chamado e acabou sendo tratado com desprezo. Ao questionar a pessoa que o tratou mal, Simon recebeu de volta um categórico: “Senhor, se eu não seguir as regras eu posso ser prejudicada e até perder meu emprego.”.

“Tudo o que ela estava me dizendo era que ela não se sentia seguro, que ela não confiava em seu líder”. 

Assista ao TED Talk:


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *