29 out 20

Entrevista de desligamento: por que ela é tão importante

Photo by Christina @ wocintechchat.com on Unsplash

Quando falamos na experiência dos colaboradores na empresa, não podemos esquecer do momento do desligamento. Entender o motivo pelo qual ex-colaboradores deixaram uma empresa, seja no pedido de demissão, seja por um desligamento involuntário, é muito valioso no processo de entendimento das relações estabelecidas dentro da empresa, em um processo de autoconhecimento organizacional, com aplicações na gestão do ambiente de trabalho e retenção de talentos.

É importante ter em mente que esse é um momento de feedback sincero e que a voz durante a entrevista de desligamento precisa ser do ex-colaborador. Não é momento de achar culpados, de apontar dedos, é hora de ouvir para conseguir o máximo de insumos possível para um trabalho de retenção e melhoria do clima.

Algumas coisas são bem importantes de serem abordadas na entrevista de desligamento, tais como a percepção sobre as políticas e práticas comuns da empresa, relacionamento com pares e líderes, entendimento da cultura e, principalmente alinhamento aos valores corporativos. Em linhas gerais, não é momento de fugir de assuntos delicados, muito pelo contrário! Sem o vínculo formal com a empresa, a pessoa tende a se sentir mais confortável de falar abertamente, com muita veracidade, o que gera informações de alta qualidade, preciosas para os profissionais de gestão de pessoas.

Como condutor da conversa, se coloque de forma empática e aberta, procurando ocupar o lugar da outra pessoa e ouvir com atenção. Procure, além de estabelecer um diálogo aberto, formular perguntas objetivas que possam ser aplicadas de forma recorrente e posteriormente sintetizadas para formar uma base de respostas comparável.

Na hora de interpretar os dados coletados, não se esqueça de colocar na conta o contexto do desligamento e também uma possível carga emocional que a pessoa que você entrevistou estava sentindo naquele momento. Claro, sem que isso invalide os pontos trazidos na entrevista de desligamento.

Entenda como a nossa equipe pode te ajudar a trabalhar o clima organizacional!

Telefones (Pesquisas e Projetos)
11 2659 7035
11 2659 7034

Telefone (Cursos, Pós e MBA-RH)
11 3847 3714


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *