Em um momento de grandes mudanças no mercado de trabalho, onde as empresas oferecem as mais variadas vantagens para atrair e manter o seu capital humano, se faz mais do que necessário proporcionar um ambiente saudável, diverso, respeitoso e inclusivo, com oportunidades de desenvolvimento e benefícios diferenciados.
Para construir e manter esse ambiente, é essencial ouvir as pessoas, ou seja, a voz dos funcionários que colaboram diariamente para a perenidade do negócio. Dessa forma, as pesquisas de clima organizacional são indispensáveis.
As percepções coletadas por meio da participação na pesquisa FIA Employee Expericence – FEEx são muito avaliadas e discutidas internamente, gerando importantes dados e insumos para tomada de decisões de forma mais assertiva em nossa Organização.
Na AES Brasil, realizamos a gestão do clima organizacional anualmente dentro de um ciclo de melhoria contínua. A partir dos resultados da Pesquisa de Clima, são realizados Comitês junto à cada Diretoria. No último ciclo, foram levantadas aproximadamente 30 ações junto aos gestores e os colaboradores. O investimento na formação da liderança e das nossas equipes e na comunicação transparente e assertiva, por exemplo, vem surtindo o efeito desejado para os negócios e para um ambiente mais acolhedor e inclusivo.
Valorizamos muito a iniciativa da Pesquisa de Clima. Com os resultados, é possível trabalharmos com informações consistentes junto à liderança para a melhoria do clima organizacional. Além disso, a nossa presença no ranking, é um importante balizador sobre como estamos perante ao mercado e a premiação nos indica que estamos no caminho certo!
Eu, enquanto BP de RH da AES Brasil, fiquei muito feliz em poder contar com os dados disponibilizados na plataforma da Pesquisa da FIA. São informações riquíssimas que irão nos ajudar a acompanhar o que já está bom, fazer melhorias e refletir sobre novas oportunidades. As práticas de referência são uma excelente ferramenta para nortear os nossos próximos passos. Agora, é nos unirmos aos gestores e pensarmos juntos em planos de ação para implantarmos novas iniciativas.
Esses resultados são avaliados internamente e transformados em iniciativas e projetos que visam a melhoria contínua dos nossos processos de gestão e, como consequência, proporcionarmos um ambiente saudável, agradável e produtivo de trabalho para todos.
Por tudo isso, consideramos que o prêmio da FIA é um reconhecimento muito importante para o nosso trabalho e que ele contribui para que possamos continuar focados no desenvolvimento das pessoas, um dos nossos pilares estratégicos.
Nossa participação no Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar resultou em alguns avanços significativos em nossos processos, tanto qualitativos como quantitativos. Ao ouvirmos nossos colaboradores, tivemos a oportunidade de colocar nossas energias em ações que os tornaram mais felizes e, consequentemente, a empresa tornou-se mais lucrativa e os indicadores cada vez melhores. O valor da pesquisa vai além dos indicadores clássicos e mostra-se presente em situações como o presenteísmo. Não há dúvidas que nossos colaboradores estão mais comprometidos, saudáveis, felizes e seguros desde que passamos a olhar para o Prêmio como uma pesquisa de clima.
Desde que eu assumi a presidência da Seguros Unimed, no ano de 2015, que nós adotamos como um dos direcionadores da sustentabilidade da nossa organização exatamente a gestão do clima organizacional e usando sempre a pesquisa da FIA como referência.
Nós fizemos uma jornada incrível de crescimento neste ranking, que eu acho um dos mais consistentes neste segmento, e para nós tem sido motivo de muita satisfação ver ano a ano este crescimento.
É um grande orgulho para nós sermos reconhecidos no prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar na categoria Diversidade – Mulheres. Por aqui acreditamos que um ambiente mais diverso e inclusivo, onde as pessoas se sentem seguras para se expressarem de maneira genuína, gera mais criatividade, mais colaboração e com certeza mais inovação.
Eu queria primeiro agradecer a liderança da Santa Helena, aos colaboradores da Santa Helena, por ajudarem todos os dias na construção deste ambiente mais humano no trabalho.
As pessoas são indubitavelmente o maior ativo da companhia. Nós cuidamos disto todo dia e este prêmio que tem nos norteado nas melhorias que a gente precisa fazer, que foi a ferramenta que nós escolhemos para medir a nossa evolução, ajuda muito! E o reconhecimento que a gente recebe hoje nos deixa muito orgulhosos.
O nosso agradecimento por tornarem público o que vivenciamos no dia a dia das companhias. Este prêmio vem em um momento muito significativo para nós, pois estamos trabalhando cultura em nossa empresa e proporcionar bem-estar para as pessoas é parte da nossa cultura.
Em um período de adversidade que estamos passando por uma pandemia, este prêmio tem um significado mais especial ainda, pois estamos falando do nosso bem maior da família Dori, estamos falando de nossas pessoas, nossos incríveis colaboradores. O seu bem-estar significa também tornar perene a nossa empresa. Trata-se de um círculo virtuoso, onde os nossos colaboradores se sentem segurança, empoderados e felizes.
Nós somos incríveis! A partir de agora, de fato, o modo incrível está ativado no Sebrae Paraná! E vamos comemorar com toda a nossa equipe, com todos nossos colaboradores, nossos parceiros, nossos gerentes, a nossa diretoria aqui. Este prêmio que mais uma vez estamos conquistando, porque este prêmio é para os colaboradores, e se nós somos uma empresa incrível para trabalhar é porque nós queremos cada vez mais que os nossos colaboradores tenham este privilégio de trabalhar no Sebrae Paraná.
O líder tem que se sensibilizar, se conscientizar que quem faz RH é ele, o líder é ele, aí ele passa a valorizar seu colaborador que, por consequência, passa se engajar, passa a ter voz ativa, gera autonomia, busca desenvolvimento e trabalha com muito maior produtividade, consequentemente o resultado vem e este resultado é revertido em benefício do próprio colaborador.