03 jul 20

Quem não quer trabalhar em um lugar incrível?

A experiência do colaborador na empresa pode ser medida e melhorada

Trabalho atrelado à felicidade é um conceito bastante presente na época atual e cada vez mais perseguido pelas pessoas, que desejam sentir-se bem no trabalho, já que passam grande parte do seu tempo nesse ambiente.

Mas, como dizer que um lugar é incrível para se trabalhar quando cada organização tem um conjunto de características próprias? A experiência do colaborador dentro da empresa pode parecer um conceito intangível, mas não é: pode ser medida e melhorada. 

Isso porque toda empresa tem quatro agentes internos que são responsáveis pela experiência do colaborador. São eles: área de gestão de pessoas, CEO, líderes e os próprios funcionários. Na pesquisa FIA Employee Experience – FEEx, que é totalmente gratuita, avaliamos esses pontos da seguinte perspectiva:

Índice de Gestão de Pessoas (i-GP)

Para o i-GP, a equipe de RH responderá a um questionário sobre práticas de gestão de pessoas, composto por 12 temas de análise. Para cada prática de RH marcada como existente, deverá ser feita a sua descrição.

Integrarão também o índice do i-GP indicadores de satisfação dos funcionários com os serviços prestados pela área de Recursos Humanos.

O i-GP compõe 30% do i-FEEx

Índice do CEO (i-CEO)

O i-CEO traz a percepção dos funcionários sobre a principal liderança da organização. Para isso, serão considerados o nível de popularidade e de confiança dos funcionários no CEO, bem como a avaliação sobre a qualidade de sua gestão.

O i-CEO compõe 5% do i-FEEx

Índice de Liderança (i-LID)

Considerando a relação com a liderança imediata como um fator importantíssimo na experiência do funcionário, o i-LID irá avaliar aspectos como o feedback, a coerência dos gestores e o seu estilo de liderança.

O i-LID compõe 5% do i-FEEx

Índice de Clima Organizacional (i-CO)

O i-CO irá avaliar a percepção dos funcionários com base na metodologia de pesquisa de clima organizacional, já consagrada da FIA, composta por 58 assertivas divididas em 12 temas.

O i-CO compõe 60% do i-FEEx

Outros aspectos 

Além desses agentes, entendemos que outros aspectos podem influenciar na experiência do colaborador, mas que nessa primeira edição não vão interferir na nota final das empresas. Por exemplo, a cultura da organização, o perfil de saúde (física, mental e financeira das pessoas), o temperamento das pessoas, críticas e sugestões dos funcionários captadas por perguntas abertas e os principais fatores de atração e retenção da organização.

Personalização da pesquisa

Apesar de apoiar-se em uma metodologia única para todas as empresas, o que possibilitará a comparação entre elas e produzirá uma referência comum de indicadores, a pesquisa FEEx permite que a empresa participante personalize três blocos da pesquisa. São eles: organograma de áreas, cargos e assertivas personalizadas.

Organograma de áreas

Ao inserir seu organograma na pesquisa, a empresa poderá acompanhar o nível de respostas dos funcionários por área em tempo real, tornando a comunicação mais assertiva para incentivar a participação do seu público interno. Além disto, o organograma servirá para segmentar os resultados da empresa por áreas, o que permite a construção de planos de ação para cada área especificada. É importante lembrar que poderão ser abertos resultados para grupos de 10 ou mais respondentes, ou seja, é recomendável que sejam cadastradas áreas com 10 ou mais funcionários, ou que seja feito um agrupamento de áreas para que se atinja esta quantidade mínima.

Cargos

A empresa poderá inserir na pesquisa a nomenclatura de cargos utilizada internamente, que será utilizada também para avaliar melhor os resultados da empresa após a pesquisa.

Assertivas personalizadas

Para avaliar outros aspectos não contemplados na metodologia da FEEx, as empresas poderão adicionar até seis assertivas personalizadas ao questionário de seus funcionários, permitindo avaliar outros aspectos de gestão.

Prêmio FIA UOL – Lugares Incríveis para Trabalhar

As empresas que alcançarem os melhores resultados serão reconhecidas no Prêmio FIA UOL – Lugares Incríveis para Trabalhar. A FIA tem orgulho de anunciar o UOL como parceiro nesta iniciativa, o portal que concentra o maior conteúdo em língua portuguesa do mundo e que recebe mais de 113 milhões de usuários únicos por mês. No prêmio, a FIA e o UOL irão reconhecer as empresas consideradas pelos funcionários como Lugares Incríveis para Trabalhar, além dos CEOs e Lideranças mais incríveis do Brasil. 

Saiba mais

Para saber mais sobre a FEEx, acesse o site da pesquisa ou entre em contato:

E-mail: atmosfera@fia.com.br

Telefones: 11 2659-7035 / 11 2659-7034


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *