21 jan 20
Ray Dalio e a meritocracia das ideias
As ideias comandam, não os cargos

Raymond Dalio, mais conhecido com Ray Dalio, é um investidor bilionário norte-americano, gerente de fundos de hedge e filantropo. Além disso, ele é o fundador, co-presidente e co-diretor de investimentos da empresa de investimentos Bridgewater Associates, um dos maiores fundos de hedge do mundo.
Ray Dalio escreveu um livro que virou item de cabeceira dos empreendedores em 2017, o best-seller Principles: Life & Work.
Em sua participação no TED Talks – Como construir uma empresa onde as melhores ideias vencem, ele conta como a paixão por investimentos começou e relata sua drástica experiência ao perder todo o seu dinheiro, ter que fechar as portas do seu negócio e até pegar 4 mil dólares emprestados do seu pai para pagar contas, após se fechar na forma com que ele estava vendo o mundo.
Basicamente, ele previu uma crise financeira terrível nos Estados Unidos e ganhou muita atenção por isso. Mas, se fechou na forma com que ele próprio estava encarando a situação, o mercado reagiu e lá se foram os muitos milhões de dólares dele e de seus clientes.
Ele conta que isso fez com que ele ganhasse a humildade que faltava para criar uma empresa em que as ideias vencem e não os cargos. Ele criou um ambiente em que a meritocracia é a ordem. “Não a democracia, onde todas as ideias têm o mesmo peso”, ressalta. Ele queria contratar gente que fosse brilhante e pensasse diferente para que ele não tivesse pontos cegos no caminho.
Veja como os algoritmos foram fundamentais nessa empreitada:
Tome decisões em gestão de pessoas baseada em fatos e dados. Conheça público interno de sua empresa através de números. Saiba como podemos te ajudar. Solicite um material de apresentação!