25 mar 20

Projeto Aristóteles: o que o Google aprendeu sobre times incríveis

Entenda a diferença entre grupos de trabalho, times e times excepcionais

Photo by Hannah Busing on Unsplash

Como uma das empresas mais valiosas do mundo, com escritórios espalhados por todo o mundo e projetos sendo desenvolvidos por times internacionais, naturalmente, o Google precisa conhecer muito sobre gestão de pessoas e formação de times. 

Para aprender, o Google desenvolve alguns projetos de estudo como o Projeto Oxigênio, que contou com mais de 200 entrevistas com membros de 180 times da empresa e mais de 35 modelos estatísticos para analisar os dados. A ideia dessa pesquisa era construir líderes melhores. Entre as conclusões, uma em especial nos ajuda nesse texto para o entendimento da importância da construção de times: indivíduos extremamente competentes não fazem tanta diferença pro resultado quanto a forma pela qual o time se organiza.

Recentemente, um novo estudo se propôs a responder perguntas sobre como fazer times incríveis, o Projeto Aristóteles. Veja um exemplo de características de dinâmica de trabalho que são agregadas ao grupo para que se torne um time incrível:

Grupo de trabalho: Quando as pessoas se relacionam para trocar informações, fazer reports umas para as outras e para um líder.

Time: Um time tem interdependência, as pessoas constroem juntas e trabalham pelo mesmo objetivo. A troca de informação é contínua porque um depende do outro para fazer seu próprio trabalho.

Time incrível: Um time incrível é o que toda empresa quer construir. Os pesquisadores do Google descobriram que para a mágica acontecer são necessárias algumas coisas essenciais: segurança psicológica para errar e se expor sem medo de represálias; confiança entre os membros do time; clareza na estrutura e no que é esperado de cada um; significado e propósito nas atividades; clareza da importância do trabalho das pessoas para a empresa.

Agora a pergunta que não quer calar: você tem equipes de trabalho, times ou times incríveis na sua empresa? Medir o clima pode ser uma forma muito eficiente de saber a realidade da empresa, com dados precisos que ajudem na definição do melhor caminho a seguir.

Entre em contato com o nosso time e saiba como podemos te ajudar!


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *