27 fev 20

Por que gestão de desempenho é importante

O indivíduo e o todo nas melhorias contínuas

Photo by Christina @ wocintechchat.com on Unsplash

Muita gente ainda confunde gestão de desempenho com avaliação de desempenho, mesmo dentro da área de recursos humanos. Herman Aguinis, um dos maiores acadêmicos da psicologia organizacional/industrial, define gestão de desempenho como “o processo contínuo de identificação, mensuração e desenvolvimento do desempenho de indivíduos e times, e o alinhamento desse desempenho com os objetivos estratégicos da organização” (Aguinis, 2009).

Ou seja, a diferença entre os dois conceitos é que o avaliação de desempenho é o resultado de um ciclo de um processo contínuo que é a gestão de performance, ou de desempenho. Para avaliar um profissional, nessas ocasiões, leva-se em conta seus resultados e comportamentos e a gestão de seu desempenho pode ser pensada por óticas distintas, mas sempre pensando em como esses resultados e comportamentos estão ligados ao cenário maior da empresa.

Na primeira metade do século XX, media-se o desempenho de uma companhia pelo lucro que ela dava. Com o tempo, percebeu-se que essa podia ser uma visão bastante míope, já que não levava em conta o preparo da empresa para continuar dando lucro com o passar do tempo. 

Sob essa discussão nasceu o Balanced Scorecard, que define algumas dimensões do desempenho de uma empresa que devem ser avaliadas em conjunto, de maneira balanceada:  

  • Financeira: seu crescimento, saúde, geração de caixa, lucratividade, etc;
  • Clientes: a satisfação dos clientes, o market-share, etc;
  • Processos internos: inovação, aspectos operacionais, serviços, etc;
  • Aprendizado e crescimento: a satisfação dos funcionários, capacidades, treinamento, etc.

Ou seja, gestão de desempenho é importante porque é uma forma efetiva de operar melhorias contínuas na performance de uma organização, levando em conta o desempenho de cada um de seus colaboradores, individual e coletivamente.


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *