25 nov 19

Como contratar alguém que realmente resolva o problema

Entendendo o cenário para achar a melhor solução

Photo by Cytonn Photography on Unsplash

 

Quando abrimos uma vaga temos a tendência a logo imaginar o perfil ideal para ela, mas esquecemos que estamos contaminados pelo nosso ponto de vista. Imagine só se antes de começar as entrevistas, você tentasse você mesmo resolver os problemas que o seu futuro colaborador vai enfrentar?

Em seu livro Rework, Jason Fried e David Hansson trazem uma verdadeira releitura dos costumes no trabalho e, entre tantas ideias, eles sugerem que os gestores conheçam as dores de suas vagas antes da contratação de alguém para ocupá-la. 

Para fazer isso, você pode tentar encaixar essa tarefa na sua rotina e começar a articular a rede de pessoas que você supõe que essa pessoa vai precisar ativar. Avalie as expectativas e a realidade desse cenário, os pontos que acabaram passando despercebidos no primeiro momento e até aqueles que haviam sido superestimados. Agora sim, escreva o job description e as necessidades da vaga.

Como isso te ajuda:

  1. Te permite entender as necessidades reais de quem vai ocupar a cadeira.
  2. Te permite saber com muito mais precisão o que perguntar na entrevista.
  3. Te permite entender se você precisa mesmo de alguém full-time para o trabalho.
  4. Te permite ser um líder mais empático e mais assertivo, já que você vai gerenciar alguém que executa um trabalho que você já fez.

Se a ideia te pareceu interessante, sugerimos a leitura de Rework para muito mais insights interessantes. Até a próxima!


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *