19 mar 20

Como a natureza pode ajudar no desenvolvimento de pessoas e negócios

Conheça a biomimética

Photo by Boris Smokrovic on Unsplash

 

Sustentabilidade é tema chave na era em que vivemos e as empresas não fogem a essa realidade. Mas, os esforços nesse sentido parecem nunca ser suficientes para resolver todas as demandas que vão aparecendo com o tempo. Nesse sentido, uma área do conhecimento ganha espaço, apostando na natureza como forma de inspiração: a biomimética.

A ideia é observar a natureza e reproduzir comportamentos que nos ajudem a sermos sustentáveis desde a concepção das coisas. Embora pareça completamente inovador, essa disciplina não é tão recente. Há quase dez anos, por exemplo, atletas de alta performance  já utilizavam roupas feitas de material que imita a pele de tubarão para reduzir o atrito do corpo com a água.

Fato é que, embora a biomimética tenha ganhado força na sociedade moderna há cerca de 20 anos, com os trabalhos da bióloga americana Janine Benyus, Leonardo da Vinci, há mais de cinco séculos, já produzia esboços de máquinas voadoras inspiradas em sua observação da anatomia e do voo dos pássaros. O velcro, por exemplo, foi uma criação do engenheiro Suíço George de Mestral pela observação do carrapicho.

Embora ainda pouco conhecida no Brasil, em 2014, a Forbes indicou a metodologia como umas das cinco principais tendências para orientar negócios no futuro.

Além de produtos, há grande valor nos comportamentos observados na natureza também. Por exemplo, os cupins criam o cupinzeiro com uma programação básica em seu cérebro: copie o vizinho e introduza uma coisa nova. Imagine só, que construção coletiva fantástica! As formigas são extremamente responsáveis e trabalham sem a necessidade de um chefe.

Para quem tem interesse nessa relação promissora entre natureza e negócios, recomendamos o site www.asknature.org, que é mantido pelo Biomimicry Institute, fundado por Janine Benyus.


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *