06 mar 20

O que pode ser medido, pode ser melhorado

“O que pode ser medido, pode ser melhorado”, Peter Drucker, 1909-2005. A frase é de Peter Drucker e faz parte de um conjunto de ensinamentos deixados pelo pai da administração moderna. Foi professor, escritor e consultor empresarial, falecido em 2005 aos 96 anos, hoje ocupa o posto do grande pensador da era da globalização. Entre […]

27 fev 20

Por que gestão de desempenho é importante

O indivíduo e o todo nas melhorias contínuas Muita gente ainda confunde gestão de desempenho com avaliação de desempenho, mesmo dentro da área de recursos humanos. Herman Aguinis, um dos maiores acadêmicos da psicologia organizacional/industrial, define gestão de desempenho como “o processo contínuo de identificação, mensuração e desenvolvimento do desempenho de indivíduos e times, e […]

17 fev 20

O profissional data driven

Conheça as competências do profissional da era dos dados Hoje em dia o mundo é cada vez mais data driven. Por que isso é bom e importante? Porque ajuda as empresas a entenderem as necessidades de seus clientes e oferecerem melhores soluções melhorando seus serviços. Além disso melhoram sua operação, o que favorece, por exemplo, […]

07 fev 20

A liderança a serviço de sua equipe

O papel da liderança na criação de uma cultura ágil A era dos chefes inacessíveis e únicos detentores das soluções já acabou há tempos. Nas culturas ágeis, o papel do líder não é o de mandar, mas sim o de servir sua equipe, muito mais como um mentor ou um facilitador de processos.  Nesse contexto, […]

17 jan 20

Antroposofia dentro das empresas

O Capital Espiritual da Empresa Nascida como uma dissidência da Sociedade Teosófica, a Antroposofia foi fundada pelo austríaco Rudolf Steiner em 1913. Entre seus múltiplos ofícios, Steiner era engenheiro e filósofo, e foi grande estudioso da obra de Goethe. Ele apresenta a Antroposofia como a ciência espiritual, que compreende o ser humano em sua integralidade. […]