30 dez 19
A importância de um RH data driven
A revolução dos dados já está acontecendo

Embora já se discuta muito sobre os ganhos que se tem na era dos dados, pouco se fala sobre como surfar a onda dessas oportunidades dentro das empresas. Ao contrário do que muita gente pensa, investir em tecnologia e em renomados cientistas de dados não traz o esperado retorno sem que haja uma mudança estrutural na forma de pensar e tomar decisões em toda empresa.
Entre as 150 Melhores, 53% já faz uso de people analytics na gestão de seu público interno neste ano de 2019, o que representa um crescimento de 40% em relação ao ano de 2018, quando este indicador foi inserido na pesquisa. O dado mostra que o tema entra de vez na agenda das organizações que mais bem estruturam suas informações para a tomada de decisão em gestão de pessoas.
Entre as 150 Melhores que ainda não utilizam a informação, 21% relataram dificuldades relacionadas à infraestrutura, processos de TI e confiabilidade dos dados.
A ausência de um profissional qualificado para desenvolver a atividade foi o motivo para 13% deste grupo de empresas não utilizar o people analytics e 11% ainda não tomaram conhecimento de como iniciar este processo.
Para as classificadas entre as 150, 29% usam o processo para desenvolver o seu Work Force Planing e Desenvolvimento de seus Profissionais, 27% acompanham a performance dos colaboradores, medem o engajamento e fazem a gestão da retenção de talentos.
No entanto, antes de realizar grandes investimentos para desenvolvimento dos melhores data lakes e algoritmos, há de se ter um profundo alinhamento sobre governança e modo de trabalho para a adoção de advanced analytics. Neste artigo no site Brazil Journal, Nicola Calicchio e Yran Dias apontam um caminho para o sucesso na relação com os dados:
Disseminar essa visão pela companhia contribui para reunir todos em torno de um objetivo comum, mensurável, definindo a direção da verdadeira criação de valor. Uma visão efetiva é composta por:
— uma estratégia na qual o CEO e a liderança sênior da empresa estejam pessoalmente envolvidos;
— priorização cuidadosa de onde está o maior valor considerando viabilidade, prazo de execução e retorno potencial;
— investimento e realocação de recursos adequados.
Como você tem tratado dados de pessoas na sua empresa?
Se sua organização participou da pesquisa das Melhores Empresas em 2019, a plataforma ATMOSFERA está pronta para suportar suas decisões e nosso time preparado para planejar o seu 2020. Entre em contato conosco.