A participação em nossa pesquisa pública permite à empresa utilizar a resposta de seus funcionários como uma Pesquisa de Clima Organizacional gerencial, além de concorrer para ser uma das organizações de referência.
Vantagens ao se utilizar estes dados da pesquisa pública com finalidade gerencial:
A plataforma ATMOSFERA é um sistema de gestão de pessoas desenvolvido por nossa equipe com o propósito de permitir que as informações geradas pela participação de sua empresa na pesquisa possam ser utilizadas para suporte a tomada de decisões estratégicas em gestão de pessoas.
A aquisição do acesso à Plataforma ATMOSFERA – Sistema de Gestão do Clima Organizacional permite o detalhamento dos resultados de clima e é acompanhado de um diagnóstico conduzido por consultor sênior da FIA que domina integralmente a metodologia e têm mais de 15 anos de experiência em gestão de clima organizacional.
O diagnóstico apontará as prioridades de gestão em uma escala de maior benefício frente a investimentos e esforços a serem desempenhados durante o ciclo de gestão.
Os resultados do diagnóstico serão apresentados in loco ou por meio de conferências à distância pelo consultor responsável pela análise desenvolvida.
Durante a apresentação, o consultor dará orientações de como desdobrar os resultados internamente, canais e conteúdos a serem comunicados para o melhor aproveitamento das informações de clima organizacional.
A entrega dos resultados deverá concentrar os principais temas e fatores a serem abordados de maneira corporativa e as demanda mais evidentes identificadas nas áreas funcionais, orientando assim a como proceder com os gestores locais ao transferir a atribuição de desenvolvimento de ações corretivas.
A apresentação se encerra com recomendações em relação à estruturação das ações ao longo do ciclo de gestão de clima organizacional.
Para que os resultados da pesquisa ganhem significado, o Sistema Atmosfera FIA permite que os dados sejam coloridos conforme faixas de classificação em relação à média da referência para cada uma das assertivas e temas de análise. As pré-classificadas servirão de referência até a publicação das listas finais.
Para realizar a marcação dos indicadores a empresa define suas referências em relação à média da referência, de maneira que o viés de alta ou baixa de assertivas ou temas são eliminados.
Ao cadastrar o organograma no sistema da pesquisa a empresa poderá definir perfis de acesso de seus gestores aos dados de sua equipe e/ou área. Desta forma o gestor terá à disposição um relatório eletrônico que permitirá acesso às respostas de seus liderados em grupos de respondentes acima de 10 pessoas.
Os resultados podem ser comparados às áreas superiores e à organização, além de poderem ser desagregados pelas diversas variáveis de perfil em multiníveis.
A empresa terá acesso a dados da base para fazer comparativos externos como, por exemplo empresas de um segmento da economia, que atuam na mesma região do país, com o mesmo porte, dispersão geográfica, entre outros.
São diversas características das empresas que poderão ser selecionadas na base, sem que nenhuma empresa seja identificada. Podem ser feitos filtros multiníveis, selecionando, por exemplo os hospitais de capital nacional, com sede no sudeste, com mais de 1500 funcionários.
Filtros disponíveis:
A empresa poderá montar um relatório utilizando um conjunto de variáveis de perfil, o que torna possível um estudo detalhado do clima organizacional conforme o grupo que se deseja estudar. É possível conhecer, por exemplo, a opinião dos jovens de 18 a 22 anos que trabalham nas lojas da empresa. Desta forma a área de gestão de pessoas poderá adequar suas práticas conforme indicadores consistentes.
A principal variável de perfil ocorre com a definição das áreas funcionais da empresa no momento de inscrição na pesquisa pública. De posse desta informação, cada gestor poderá acessar as informações de sua equipe/área de desenvolver planos de ação direcionados.
Filtros de variável dos funcionários:
O acesso ao Sistema ATMOSFERA permite à empresa comparar qualquer área, sejam de diferentes níveis ou em grandes quantidades. Os resultados podem ser vistos na tela ou exportados para Excel.
O módulo de Diversidade permite à empresa aprofundar o conhecimento sobre a pluralidade dos públicos dentro da organização. Este acesso acrescenta cinco novos filtros ao sistema de Gestão do Clima Organizacional:
Além de permitir o conhecimento dos índices de clima organizacional de cada um destes públicos, a ferramenta possibilita ainda à empresa um autoconhecimento sobre o percentual de cada um dos grupos dentro da empresa.
Os funcionários são questionados sobre os estilo de liderança exercido pelos seus gestores, adaptado pela FIA do trabalho desenvolvido por Goleman:
A ferramenta permite a identificação do estilo predominante de liderança em cada área e a comparação com os indicadores de clima organizacional, demonstrando qual estilo proporciona os melhores resultados.
As empresas podem cadastrar assertivas personalizadas na pesquisa, abordando aspectos específicos sobre a sua gestão.
A ferramenta permite o conhecimento da percepção dos funcionários sobre estes aspectos e a segmentação dos resultados a partir dos filtros internos disponibilizados no sistema.
Ao responderem ao questionário, os funcionários da empresa podem registrar críticas, elogios e sugestões em questões abertas.
O sistema permite a visualização de todos os comentários registrados pelos respondentes da empresa identificando o três tipos de comentários.
A ferramenta conta também com um campo de busca, que permite identificar todos os comentários que abordam uma determinada temática ou expressão.
Os comentários são ainda segmentados por áreas, permitindo segmentar a origem de cada demanda para facilitar eventuais intervenções.
Estes são os planos de acesso aos dados de clima de sua empresa.
Básico | Padrão | Essencial | Avançado | |
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Dados de sua empresa | ||||
Resultado de clima geral da empresa | ||||
Resultado de clima por tema | ||||
Resultado de clima por assertiva | ||||
Comparativo com as empresas de referência | ||||
Indicador Top ICO | ||||
Exportação para Excel | ||||
Marcação de Indicadores | ||||
Filtros internos (exceto áreas) | ||||
Filtros externos | ||||
Apresentação de Resultados | ||||
Resultados das áreas internas | ||||
Cadastro de gestores | ||||
Diversidade | ||||
Estilo de Liderança | ||||
Assertivas Personalizadas | ||||
Comentários Colaboradores |
A utilização dos dados levantados na pesquisa ajuda muitas empresas no processo de tomada de decisão acerca de práticas e processos de gestão, seja por meio dos resultados de clima organizacional, seja pelo comparativo de práticas em relação às referências nacionais.
Pensando nisso, a FIA desenvolveu no Sistema Atmosfera FIA um módulo de plano de ação que permite à empresa desenvolver as ações corretivas com base em práticas de referência, controladas em um sistema seguro e funcional que dá ao gestor de RH uma perspectiva do desenvolvimento e acompanhamento das iniciativas das áreas e unidades.
O gestor local deverá desenvolver uma ação para uma determinada área com data prevista de início e término, além de associar a iniciativa a uma ou mais assertivas da pesquisa de clima ou até mesmo um tema integralmente. Desta forma a efetividade da ação fica condicionada à evolução dos indicadores associados.
A proposta ação é enviada para a aprovação do gestor de RH.
As ações propostas pelas áreas são revisadas e aprovadas pelos gestores de RH. O Sistema Atmosfera FIA permite a consolidação das ações em um portfolio de iniciativas de maneira que seu controle e reporte de andamento seja bastante facilitado por meio de automatização.
Com a finalidade de facilitar o reporte das ações para dirigentes e demais partes interessadas, o Sistema Atmosfera FIA permite que o plano de ação consolidado possa ser exportado para planilhas de Excel, o que facilita o envio das informações e inserção em apresentações de reporte.