05 nov 19

Por que você deveria parar de falar ASAP

ASAP é um veneno para a sua cultura

relógio
Photo by Malvestida Magazine on Unsplash

Você conhece aquela história do Pedro e o Lobo? Recapitulando: nela o menino Pedro quer pregar uma peça na vizinhança e finge que seu rebanho está sendo atacado por um lobo. Todos vêm correndo acudir e ele se joga no chão de tanto rir. Não precisa dizer que essa atitude não agradou os moradores de sua vila que ficaram ainda mais bravos com ele à medida que ele continuava com essa brincadeira de péssimo gosto. Entretanto, um belo dia o lobo realmente vem atacar o seu rebanho e não adiantou ele gritar porque ninguém acreditou.

Pois bem, o que isso tem a ver com gestão de pessoas? Vamos ao ponto: ASAP é sigla para “as soon as possible“, ou “o mais rápido possível”, em português. Seu uso é, muitas vezes, resultado de pouco planejamento e  pouca capacidade de priorização. 

O sentido de urgência é uma competência individual que deve ser cultivada e agregada à cultura de sua empresa como competência corporativa. O papel da liderança, neste contexto, é o de manter a equipe focada no que é essencial!

Ao repetir a palavra ASAP na sua organização, você pode estar envenenando a capacidade do seu time em responderem de forma ágil e proativa à demandas de emergência. Afinal, quando tudo vira emergência, como sabemos o que é mais importante?

Planeje-se!


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *