09 dez 19
O efeito IKEA e desenvolvimento do senso de dono
Por que esforço é fundamental para o senso de ownership

Recentemente escrevemos aqui no blog sobre o que nos faz felizes em nossos trabalhos. Um desses pontos fala diretamente sobre o quanto nos sentimos realmente donos da tarefa ou do conjunto de tarefas que executamos.
Para exemplificar esse conceito, trouxemos o caso citado por Dan Ariley, em seu TED sobre felicidade no trabalho. Na década de 1940 a rede sueca lançou sua linha de bolos em pó. A ideia era simplificar a tarefa: bastava adicionar água à mistura pronta e levar ao forno! As vendas simplesmente não decolavam e foi então que a empresa decidiu investigar o motivo. Seria um sabor que não agradava? Muito pelo contrário.
Constatou-se que o sabor agradava muito o consumidor, que apenas não comprava porque, se tratando de uma tarefa muito simplificada, não poderia servir a sobremesa a uma visita, por exemplo, e dizer que teria sido feita em casa. A solução foi tirar os ovos da mistura e relançar o produto. Agora, como não era apenas necessário adicionar água e mexer, mas também adicionar ovos, as pessoas se sentiam mais donas do produto final e por isso as vendas enfim decolaram!
Simplificar tarefas ao extremo e não envolver as pessoas na construção do entregável prejudica e muito o sentimento de dono. Quando não nos sentimos donos daquilo que produzimos também não nos sentimos responsáveis por essa coisa e, como consequência, nossas entregas acabam ficando muito comprometidas.