Entre em contato: atmosfera@fia.com.br 11 2659 7035 / 11 2659 7034

FIA EMPLOYEE EXPERIENCE

Seja bem-vindo!

Aqui você poderá conhecer a pesquisa FIA Employee Experience de 2020.

A equipe ATMOSFERA FIA desenvolveu sua nova pesquisa FIA Employee Experience para analisar as experiências dos colaboradores com seus ambientes de trabalho, seus líderes e as práticas de gestão de pessoas das organizações brasileiras.

Todas as informações para participar desta inovadora iniciativa você encontrará nesta página.

  • As inscrições ocorrerão entre 30 de junho e 12 de setembro. Acesse o hotsite da pesquisa ou clique aqui para inscrever sua empresa.
  • As empresas terão, impreterivelmente, até 26 de setembro para finalizar os questionários.

No processamento final dos resultados as empresas serão divididas em três categorias de acordo com os números de funcionários:

  • Até 300 funcionários;
  • De 301 a 1500 funcionários;
  • Acima de 1500 funcionários.

As premiações ocorrerão separadamente de acordo com cada categoria.

Para entender a metodologia utilizada na pesquisa leia as instruções desse site e entre em contato se tiver quaisquer dúvidas.

Aproveite também para baixar o Laudo Técnico da pesquisa.

Etapas da pesquisa
Cronograma

As inscrições começam em 30 de junho e vão até 12 de setembro. As empresas têm até o dia 26 de setembro para cumprir todas as etapas da pesquisa.

Data de início das inscrições: 30 de junho

Data de término das inscrições: 12 de setembro

Data de término para coleta dos dados: 26 de setembro

Liberação dos resultados de clima organizacional: outubro

Auditoria das empresas: setembro e outubro

Premiação: novembro

O link para as inscrições estará disponível em breve nesta página.

Preenchimento dos questionários

Todos os funcionários devem ser convidados para responder a um questionário sobre o clima organizacional da empresa. Participam da pesquisa os funcionários CLTs, estagiários e associados. Não participam terceiros e jovens aprendizes.
O responsável pelo RH preenche outro questionário, no qual assinala as práticas de gestão de pessoas.

Pré-classificação

Os questionários são processados pelo sistema da pesquisa e são definidas as empresas pré-classificadas. Para ser pré-classificada, a empresa precisa:

• ter um número mínimo de questionários respondidos pelos funcionários (esse número, chamado de amostra mínima, varia de acordo com o total de empregados);

• não ter zerado em nenhuma das categorias do Questionário da Empresa e ter nota mínima de 25 pontos no índice de Gestão de Pessoas (i-GP);

• atingir mais de 70 pontos no índice de Clima Organizacional (i-CO) dos funcionários.

Após esta análise inicial é feito o ranqueamento das empresas com o índice FIA Employee Experience (i-FEEx) parcial. A FIA determinará posteriormente o número de empresas que serão auditadas na segunda fase em cada uma das categorias de empresas (Até 300 funcionários; de 301 a 1500 funcionários; Acima de 1500 funcionários).

Após a definição da lista das pré-classificadas todas as empresas serão comunicadas deste resultado preliminar. As empresas que avançarem à segunda etapa receberão contato do especialista FIA que apresentará os detalhes da auditoria.

Todas as empresas começam a receber a partir deste momento o acesso aos resultados da pesquisa de clima organizacional aplicada aos funcionários.

Auditoria

Após o término da coleta de dados os especialistas FIA vão se reunir com os profissionais de RH. A auditoria compõe a nota de práticas da empresa e pode eliminar a empresa se forem detectados fatos que contrariem os dados obtidos no questionário da empresa ou se for verificado que a empresa não cumpriu todas as regras estabelecidas.

Processamento Final

Após as auditorias, a equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA) faz as análises finais e define a lista FIA Employee Experience.

Premiações

A divulgação das empresas premiadas será feita em evento promovido pela FIA. A lista será divulgada no site da FIA e em nossas redes sociais, além de outras mídias especializadas.

As premiações serão divididas em três categorias de acordo com os números de funcionários das empresas:
• Até 300 funcionários;
• De 301 a 1500 funcionários;
• Acima de 1500 funcionários.

Poderão ser premiadas ainda empresas que se destaquem em temas específicos de gestão de pessoas e em outros recortes da base de dados analisados pela equipe ATMOSFERA FIA.

Plataforma ATMOSFERA

As empresas que participarem da pesquisa terão, gratuitamente, o acesso básico a nossa plataforma de resultados ATMOSFERA, um sistema de benchmark preparado pela equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA) com todas as métricas de cada companhia em relação às médias das empresas de referência. Esse acesso é disponível para as empresas que completam todas as etapas das pesquisas, independentemente da classificação, e é disponibilizado para a área de RH antes da premiação final. As empresas poderão também adquirir o detalhamento dos resultados da pesquisa, como o acesso aos resultados por áreas internas ou cargos da organização. Para isto entrem em contato com a equipe ATMOSFERA FIA.
Empresas participantes de pesquisas anteriores poderão acessar seus dados históricos e efetuar a análise de sua evolução em clima organizacional.

Como funciona
Quem pode participar

Empresas privadas, instituições públicas, organizações sem fins lucrativos e cooperativas que tenham, no mínimo, 50 funcionários (CLTs, estagiários e associados) e operem no mercado brasileiro e/ou internacional há pelo menos três anos.

Custo

A participação na pesquisa FIA Employee Experience será GRATUITA. Todas as empresas participantes terão direito a:
• Acesso a plataforma segura para realizar a coleta de dados com seus funcionários;
• Resultados gerais de clima organizacional e práticas de gestão;
• Apresentação de resultados com especialistas da FIA com base no extrato de informações gratuito.

Para as empresas que atingirem determinados critérios, serão oferecidos gratuitamente ainda:
• Certificado de Qualidade do Ambiente de Trabalho – para empresas que atingirem um resultado de clima organizacional mínimo de 75 pontos
• Selo FIA Employee Experience – para as empresas premiadas ao final do processo
• Ingressos para festa de premiação – para as empresas premiadas ao final do processo, em quantidade a ser definida (a confirmar)

As empresas que desejarem, poderão realizar a aquisição dos seguintes serviços adicionais na plataforma ATMOSFERA:
• Detalhamentos e análises dos resultados de clima organizacional
• Planejamento estratégico de RH, com base no diagnóstico das práticas de gestão
• Análise da cultura organizacional
• Análises Especiais – Avaliação do Presidente / Retenção de talentos / Questões abertas

Por que participar?

Valorização da Marca: estar na lista FIA Employee Experience é um ativo valioso para as organizações. Será grande a exposição positiva da marca e de seus produtos e serviços.

Atração e retenção de talentos: o selo FIA Employee Experience aumenta o poder de atração de futuros colaboradores e incentiva os atuais funcionários a permanecerem nestas organizações.

RH estratégico: a iniciativa valoriza as áreas de Recursos Humanos e torna o RH cada vez mais estratégico e conectado à alta direção das organizações.

Aprendizagem: a participação na pesquisa gera grande aprendizado para equipe de RH envolvida. A reflexão sobre as práticas de gestão da organização traz insights que colaboram no desenvolvimento do profissional de RH.

Impacto no negócio: Clima organizacional gera resultado. A gestão de clima organizacional pode gerar o aumento da performance das equipes e consequentemente melhorar os resultados da organização.

Utilização gerencial dos dados: a participação na pesquisa permite que a organização utilize os resultados para a gestão interna de clima organizacional, seja com o acesso gratuito, seja adquirindo os acessos completos e visualizando as variáveis de perfil dos funcionários. Também podemos desenvolver um planejamento estratégico de RH, com base no diagnóstico das práticas de gestão. Tudo isto com uma metodologia confiável e com credibilidade.

Preenchimento totalmente online:

Todos os questionários têm de ser respondidos online.
As empresas em que os colaboradores não têm acesso a computador no dia a dia de trabalho podem montar uma sala com máquinas conectadas à internet para responder à pesquisa — desde que a sala seja afastada da diretoria e do departamento de RH; que não exista uma lista de controle dos funcionários que responderam à pesquisa; e que o apoio técnico não seja dado por um funcionário do RH — é permitido que a área de tecnologia da empresa auxilie nesse processo. E é preciso deixar claro aos colaboradores que eles podem acessar as pesquisas de qualquer computador, tablet ou celular com conexão à internet, dentro ou fora da empresa.

Amostras mínimas:

As empresas que participarem das pesquisas terão amostras mínimas distintas, de acordo com o número de funcionários.
É preciso que a empresa insira no sistema a planilha com CPF e ano de nascimento dos funcionários logo após a inscrição. Sem esse documento, o sistema não pode liberar o acesso do funcionário à pesquisa. Importante destacar que estas informações pessoais não ficarão gravadas no sistema e serão descartadas logo após o período de coleta de dados.

Amostra mínima:

Auditoria:

Verificação das práticas:

Processo 1: leitura da descrição das práticas da empresa feita por um especialista em gestão de pessoas da FIA. Será atribuída uma avaliação a ser registrada no sistema da pesquisa.

Processo 2: a verificação das práticas de gestão de pessoas informadas pelas empresas será realizada por um especialista em gestão de pessoas que conduzirá uma entrevista de 2h por videoconferência. A FIA selecionará 24 pontos a serem verificados. As avaliações atribuídas serão registradas no sistema da pesquisa na seguinte escala: conformidade integral; conformidade parcial; e não conformidade. Os eventos de não conformidade e conformidade parcial acarretarão decréscimo da nota do i-GP. A ocorrência de 10 pontos em não conformidade configurará a desclassificação da empresa automaticamente.

Público: A empresa deverá escalar o principal responsável de RH da empresa e o responsável pela pesquisa como ponto focal na empresa.

Período: as auditorias serão agendadas entre a empresa participante e a FIA assim que a coleta de todos os dados for encerrada e a lista das pré-classificadas for definida.

Verificação de denúncias: Caso haja denúncias consistentes feitas por respondentes da pesquisa, a FIA conduzirá um processo de verificação que poderá desclassificar a empresa.

Contatos

Entre em contato com a Fundação Instituto de Administração (FIA) por e-mail atmosfera@fia.com.br ou telefones (11) 2659-7035 ou (11) 2659-7034

FIA Employee Experience
A pesquisa FIA Employee Experience é uma iniciativa para dar continuidade ao trabalho já feito pela Fundação Instituto de Administração há mais de 30 anos na análise do ambiente de trabalho das organizações brasileiras.
Utilizando a metodologia FIA já consagrada nos últimos anos, e com melhorias importantes no processo, a pesquisa tem como objetivo principal fornecer dados de qualidade para a tomada de decisão estratégica nas organizações. Paralelamente a metodologia possibilita a comparação das empresas nos diferentes níveis de qualidade do ambiente de trabalho e de estruturação das práticas de gestão.
A participação na pesquisa é totalmente gratuita e todas as organizações participantes consideradas válidas recebem, também gratuitamente, o acesso básico à plataforma ATMOSFERA, onde poderão verificar os seus resultados gerais e comparar com as empresas de referência.

Employee Experience

O Employee Experience é um conceito que derivou do Costumer Experience, utilizado para avaliar a jornada do cliente e a sua satisfação ao adquirir um produto ou serviço.
Uma empresa preocupada com o Employee Experience de seus funcionários proporciona a todos um ambiente que leve à sua satisfação com os diferentes elementos que fazem parte do seu dia a dia de trabalho, seja a cultura da organização, a relação com seu chefe, os serviços oferecidos pela área de RH, a convivência com colegas de trabalho, entre outros.

Diretrizes da Pesquisa

Quatro diretrizes são perseguidas pela equipe técnica do Guia:

  • Os métodos e procedimentos adotados são transparentes e simplificados, preservando-se a legitimidade científica e estatística da pesquisa;
  • A pesquisa é adequada ao máximo à realidade empresarial brasileira, sem perder sua perspectiva global;
  • A metodologia é suscetível a processos periódicos de atualização;
  • Todos os conteúdos e critérios adotados pela pesquisa se sustentam em uma base teórica sólida e atualizada sobre Gestão de Pessoas.
Os Índices da Pesquisa

A FIA divulgará as listas das premiadas a partir de um ranking estabelecido pelo índice FIA Employee Experience (i-FEEx) das empresas.

Compõem o i-FEEx os seguintes índices:

  • i-CO – índice de Clima Organizacional (60% do i-FEEx): formado por dados relativos à visão do empregado sobre a empresa. É obtido por meio de pesquisa nos moldes de diagnóstico de clima organizacional com todos os empregados da empresa.
  • i-GP – índice de Gestão de Pessoas (30% do i-FEEx): formado por dados relativos ao que a empresa oferece aos seus empregados. É obtido por meio de avaliação quantitativa do questionário atribuída de acordo com as práticas assinaladas pela empresa; avaliação qualitativa da descrição das práticas da empresa, feita pela FIA; e avaliação qualitativa feita a partir da auditoria do especialista FIA, que faz a verificação das práticas informadas./li>
  • i-LID – índice de Liderança (5% do i-FEEx): formado por dados críticos relativos às lideranças imediatas dos empregados. É obtido por meio de informações fornecidas pelos empregados em questões sobre estilo de atuação do gestor imediato, coerência e feedback.
  • i-CEO – índice do CEO (5% do i-FEEx): formado por dados relativos ao principal executivo da organização. É obtido por meio de informações fornecidas pelos empregados em questões sobre conhecimento do CEO, nível de confiança e qualidade de gestão.

O i-FEEx é composto pelos índices descritos, segundo a seguinte fórmula:

i-FEEx= (i-COx0,60) + (i-GPx0,30) + (i-LIDx0,05) + (i-CEOx0,05)