01 out 20

Como ter critério para escolher os nãos que você diz por aí

Photo by Erwan Hesry on Unsplash

Dizer não é uma das coisas difíceis que aprendemos com a maturidade. Isso porque ao longo do tempo, vamos percebendo que não conseguimos abraçar o mundo. Ou se faz menos coisas bem ou se faz tudo de qualquer jeito.

Ninguém quer dizer não e é exatamente por isso que é tão difícil incorporar essa palavrinha no dia dia profissional e até pessoal. Mas, um bom profissional sabe priorizar e saber priorizar é justamente aprender a usar de um critério para selecionar os nãos que você vai dizer por aí.

Liste suas tarefas

A primeira coisa que você deve fazer é ter visão de tudo o que está sob sua responsabilidade. Para isso, você pode fazer uma lista com todas as tarefas que você deveria de executar.

Avalie o tempo 

O próximo passo é entender os deadlines e o tempo que você precisa investir na execução delas.

Entenda a urgência

Para ajudar no processo de entender a urgência das tarefas, procure criar algum tipo de critério de classificação. Por exemplo: 

  1. Obrigatórias: para aquelas você precisa fazer
  2. Interdependentes: para aquelas que podem sofrer influência com o trabalho de outras pessoas.
  3. Baixa complexidade: para aquelas que você pode resolver com facilidade.
  4. Alta complexidade: para aquelas que são difíceis de resolver
  5. Etc…

O importante é ter clareza de que tempo é um recurso escasso e que você vai precisar escolher quais tarefas incluir no período que você tem. Seja ele de 1 dia, 1 semana, 1 mês ou o tempo que for.

Encontre uma forma de visualizar a informação de maneira simples

Por fim, uma dica que pode ser interessante é a de encontrar uma maneira gráfica que te ajude a visualizar todo o contexto e tomar decisões mais acertadas. Um cronograma, por exemplo, pode te ajudar a ter esse recorte mais claro.


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