13 abr 20

5 dicas para deixar o home office mais produtivo

Aprendendo a trabalhar de casa

Photo by Norbert Levajsics on Unsplash

Com a disseminação da pandemia de COVID-19 no Brasil, trabalhar de casa se tornou de um dia para o outro a realidade de muita gente. Acostumados ou não com a rotina do home office, times passaram a operar assim e estão lutando para se adaptar.

Preparamos algumas dicas para os marinheiros de primeira viagem:

1. Mantenha uma rotina: assim como no escritório, trabalhar em casa precisa de rotina. Acorde no horário, tome um banho e o seu café da manhã normalmente e nada de trabalhar de pijama. 

2. Crie regras para ajudar o seu cérebro a entender se é hora de trabalhar ou de descansar: quando trabalhamos de casa por um longo prazo corremos o risco de perder a noção do tempo. “Hoje é sexta ou sábado?”. Para ajudar o seu corpo a perceber as quebras de rotina, que são tão importantes para se manter saudável e produtivo, crie mecanismos que deixem tudo mais claro. Um ótimo exemplo é continuar se vestindo como se você fosse ao escritório nos dias de trabalho e deixar as roupas mais confortáveis para os momentos de lazer.

3. Procure um espaço que te ajude a manter a concentração: uma mesa limpa e organizada pode fazer toda a diferença. Mantenha seu ambiente de trabalho tão organizado ou até mais do que ele estaria no escritório.

4. Não se esqueça das pausas: outro perigo de passar por longos períodos de home office é trabalhar direto, sem pausas para um café ou simplesmente para jogar conversa fora. Inclua na rotina pequenos intervalos.

5. Faça combinados em casa: quando moramos com outras pessoas, se torna muito importante fazer combinados sobre a rotina: horário de almoço, momentos em que você não pode ser interrompido e até períodos do dia em que um pouco de música para descontrair não vai nada mal.


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *